Alunos do e-Jovem apresentam projetos na área do empreendedorismo

17 de novembro de 2008 - 03:00

Cerca de mil alunos que participam do Projeto e-Jovem, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(Seduc), vão apresentar trabalhos num Painel de Seleção durante a Semana Global do Empreendedorismo de 2008. O evento terá início nesta terça-feira, dia 18, e segue até o próximo dia 22, das 8h30min às 12h30min e das 14 às 18 horas, na Faculdade 7 de Setembro. Trata-se de uma realização da Área de Juventude da Ashoka Empreendedores Sociais e Seduc. A secretária Izolda Cela participará da abertura.

 

Nos seis dias de evento serão vistas mais de 200 iniciativas para a transformação social. Na ocasião, uma banca avaliadora observará as exposições e irá qualificar o Plano de Ação de cada equipe. Ao final da mostra, os avaliadores vão determinar se as iniciativas estão prontas para serem implementadas ou não, além de orientar os jovens sobre possíveis ajustes a serem feitos antes da aprovação de um financiamento, denominado ‘semente’, oferecido pelo Projeto.

 

Segundo a Coordenadora do Módulo de Empreendedorismo do e-Jovem, Flávia Rodrigues, nesse momento a Secretaria terá a oportunidade de conhecer quais são as idéias dos alunos, e como eles pretendem praticar suas ações sociais. “No módulo de empreendedorismo social, o aluno descobre que sua atuação pode ser o diferencial na transformação da sociedade”, afirma.

 

Em 2008, a Ashoka, através de seu programa de apoio ao empreendedorismo social juvenil – Geração MudaMundo, firmou uma cooperação técnica para promover a educação e a iniciativa ao empreendedorismo social juvenil no Estado do Ceará.

 

Com a parceria, a Seduc direcionou esforços para o projeto e-Jovem que tem como proposta a formação complementar, realizada através de Educação a Distância (EAD). É destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e os egressos das escolas públicas estaduais. Ano passado, foram acompanhadas 12 turmas com a participação de 200 jovens. Em 2008, esse número cresceu para 165 turmas em 70 escolas do Estado atingindo 3000 alunos. Hoje, o projeto é desenvolvido em dois módulos: 1) Linguagens básicas: português, matemática, inglês instrumental, informática e empreendedorismo social; e, 2) linguagens específicas: desenvolvimento software.

 

Fonte: SEDUC/ASSECOM