Comitiva mexicana visita escolas da rede publica de ensino cearense

17 de novembro de 2008 - 03:00

 

Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Secretaria da Educação (Seduc) recebe a visita do Conselho Nacional de Incentivo à Educação (Conafe) da Secretaria de Educação Pública do Governo Mexicano (SEP). Hoje, às 9 horas, a comitiva irá se reunir com a secretária da Educação, Izolda Cela. Na sequência, segue para o município de Horizonte, onde visita uma escola situada em área de remanescentes de quilombos na comunidade de Alto Alegre. A comitiva será composta por 10 pessoas, das quais sete mexicanos e três membros do Ministério da Educação (MEC), que os acompanharão durante a visita.

 

Nesse período, a equipe do Conafe também visitará escolas de Aquiraz e Caucaia com o intuito de conhecer modelos e alternativas que permitem o acesso seguro aos serviços educacionais de estudantes em situação de isolamento geográfico ou vulnerabilidade, em especial, aos programas, ações e estratégias de atenção aos alunos residentes em zonas rurais e indígenas.

 

Amanhã, dia 18, o grupo se desloca para o município de Aquiraz com objetivo de conhecer as experiências exitosas em transporte e alimentação escolar.

 

No último dia de visita, quarta-feira, os visitantes conhecerão a Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Média Índios Tapebas. Uma programação de cultura indígena está programada para receber a comitiva.

 

A Conafe é um órgão da Administração Pública Federal Mexicana, vinculada à Secretaria de Educação Pública do México, e atende exclusivamente à população campesina que é constituída, em sua maioria, pelos povos indígenas e mestiços. O órgão atua com dois projetos pedagógicos, um de Educação Comunitária e outro de Apoio Compensatório.

 

Fonte: SEDUC – ASSECOM