Ensino Médio

19 de novembro de 2008 - 18:24

 

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), é prioridade dos Estados a oferta do Ensino Médio. Nos últimos anos, foi registrado um crescimento da matrícula deste nível de ensino na rede estadual cearense, o que pode ser comprovado por meio dos Censos Escolares realizados entre 2003 e 2006.

 

Um levantamento da Célula de Avaliação Institucional(Ceavi), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará(Seduc), mostra que a expansão é da ordem de 12,4%. Os estudos apontam dois fatores como decisivos nesse processo: o aumento da demanda em função do processo de universalização do ensino fundamental e a maior valorização do ensino médio no mercado de trabalho.

 

Com o acesso garantido, o desafio da Seduc e de suas escolas é a permanência desses alunos nas unidades de ensino e a conclusão da educação básica com sólida formação geral, ampliando a participação popular. Para isso, é preciso assegurar uma escola de qualidade aos alunos que concluem o ensino fundamental. Nessa perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará(Seduc) apóia ações voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.