Seduc aplica provas do Spaece para alunos das escolas públicas

23 de novembro de 2008 - 03:00

 

A Secretaria da Educação do Estado(Seduc) começa nesta segunda-feira, dia 24, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(Spaece). Nesse primeiro momento, entre os dias 24 e 28 de novembro, serão avaliados cerca de 400 mil alunos do 2º ano e do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Com a iniciativa, a Seduc quer conhecer o nível de alfabetização e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. No período de 8 a 12 de dezembro próximo ocorrerá a avaliação de mais de 300 mil alunos das três séries do Ensino Médio.

 

O Spaece também incluirá questionários voltados ao aluno para obter dados sobre o perfil socioeconômico e sua trajetória escolar, assim como ao professor e ao diretor, com a finalidade de traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais.

 

A novidade esse ano, é que a abrangência do Sistema foi ampliada. A Seduc expandiu a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária, ou seja, com todos os alunos, pois antes focava apenas uma amostra da última série deste nível de ensino(3º ano). Assim, o Sapece passa a ter três focos: Alfabetização – com o Spaece Alfa(2º ano), implementada em 2007; Ensino Fundamental(5º e 9º anos) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

 

O Spaece será realizado de forma censitária em aproximadamente 628 escolas estaduais e 6.656 unidades municipais dos 184 municípios cearenses. As informações coletadas permitem diagnosticar a qualidade da educação pública em todo estado. Os indicadores têm servido de base para a implementação de políticas públicas e novas práticas pedagógicas nas escolas e nos municípios que se utilizam dessas informações.

 

A avaliação do sistema educacional no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Seduc.

 

Fonte: SEDUC/ASSECOM