Técnica da Seduc participa da comissão de avaliação do Prêmio Inovação 2008

27 de novembro de 2008 - 03:00

Será realizada amanhã, dia 28, a etapa final de avaliação do Prêmio Inovação 2008, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para definir os 10 finalistas, foi formada uma comissão julgadora com participantes de diversas instituições. A assessora técnica da Célula de Avaliação de Desempenho Acadêmico da Seduc, Iaci Pequeno, é uma das integrantes da equipe de avaliação.

Em 2008, o único município cearense inscrito no Prêmio foi Itaiçaba, distante 164 km de Fortaleza. A premiação tem como finalidade incentivar o desenvolvimento e mobilizar os municípios a fim de tornarem públicas as experiências inovadoras em gestão educacional municipal que contribuam para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação(PNE) e do Compromisso Todos pela Educação.

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional foi instituído pelo Ministério da Educação em maio de 2006. Trata-se de uma ação de prospecção e identificação de projetos em gestão municipal, sob a coordenação do Inep, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), a União Nacional de Dirigentes Municipais (Undime) e a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O processo de seleção das experiências é dividido em quatro etapas. Na primeira, os técnicos do Inep realizaram uma triagem das experiências enviadas pelos municípios. Em seguida, a segunda etapa foi realizada a partir uma uma análise das subcomissões que pontuaram as experiências dividindo-as por temas. As experiências aprovadas na segunda etapa receberam visitas in loco dos avaliadores contratados pelo Inep.

Agora, na quarta e última etapa, a comissão julgadora, com base nos relatórios elaborados pelos avaliadores das etapas anteriores, selecionará até 10 experiências distribuídas em grupos temáticos, que serão premiadas pelo MEC e seus parceiros. Serão selecionadas três experiências em Gestão Pedagógica, três em Gestão de Pessoas, duas em Planejamento de Gestão e duas em Avaliação e Resultados Educacionais.

Fonte: SEDUC – ASSECOM