Professores do Ceará recebem prêmio nacional

5 de dezembro de 2008 - 03:00

Três professores da rede pública cearense receberam o Prêmio Professores do Brasil – 3ª Edição, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) que inscreveu mais de 700 trabalhos de todo o país. No Ceará, dois dos premiados concorreram na categoria Ensino Médio e estiveram em Brasília para a solenidade de premiação no último dia 03. Cada um deles recebeu R$ 5.000, 00, um certificado e um troféu. Além disso, a escola na qual trabalham poderá escolher equipamentos audiovisuais ou multimídia no valor de R$ 2.000,00.

 

O professor de Biologia, Luciano Guedes Siebra, foi classificado com o projeto “Pesquisar é produzir novos conhecimentos e comunicar os resultados”. O educador trabalha na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dona Carlota Távora, da rede estadual, localizada no município de Araripe e ligada à 18ª Coordenadoria Regional da Educação (Crede), sediada no Crato. Já a professora de Inglês Carmelita Fernandes Afonso Rodrigues apresentou o projeto “A informática educativa na valorização da história local e na construção de um museu”. Ela ensina na EEFM Nossa Senhora da Assunção, localizada no distrito de Assunção, em Itapipoca, ligada à 2ª Crede, que funciona no mesmo município.

 

A terceira edição do Prêmio Professores do Brasil recebeu 779 inscrições, sendo 205 da educação infantil, 375 das séries iniciais do ensino fundamental, 98 das séries finais e 101 do ensino médio. Do conjunto de concorrentes, 31 projetos foram premiados. Na educação infantil, foram 8 professores; nas séries iniciais, 10; nas séries finais, 7; e no ensino médio, 6. Esses professores representam 15 estados de todas as regiões do país.

 

Além de Luciano Siebra e Carmelita Fernandes, foi premiado ainda o cearense Sérgio Murilo Batista Barros, de Maranguape, na categoria Ensino Fundamental – Séries Finais. Dessa forma, o Ceará foi o terceiro estado com o maior número de projetos premiados, atrás somente de São Paulo (5) e Rio Grande do Sul (4). As experiências serão reunidas em um livro, que será distribuído para as redes públicas da educação básica.