Coordenadores dos Programas Mais Educação e Escola Aberta se reúnem em Brasília

8 de dezembro de 2008 - 03:00

 

No período de 9 a 12 de dezembro, de terça a sexta-feira, será realizado, em Brasília, o Encontro Nacional dos Coordenadores dos Programas Mais Educação e Escola Aberta, além da Mostra Nacional de Educação Integral. 

 

O evento representa um espaço para a troca de experiências de educação integral entre gestores, profissionais da educação e acadêmicos e tem como objetivo avaliar a implementação e o desenvolvimento dos Programas Mais Educação e Escola Aberta. Além disso, visa analisar os desafios enfrentados para a operacionalização da política nacional de Educação Integral e criar estratégias de formação para os atores dos programas.

 

A partir do encontro, a expectativa é construir indicadores para acompanhar os programas em questão, bem como divulgar o material nas Secretarias de Educação e nas escolas, afim de qualificar suas ações. O programa Mais Educação é desenvolvido pelos Ministérios da Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social. Suas atividades têm como foco a melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar através da ampliação do tempo e do espaço educativo dos alunos da rede pública. Pretende-se através de ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer, reduzir evasão, reprovação e distorções de idade-série.

Já o Projeto Escola Aberta, tem como objetivo usar os espaços físicos das escolas estaduais nos finais de semana, oferecendo atividades desportivas, artísticas e sócio culturais aos jovens e à comunidade como forma de diminuir número de jovens envolvidos direta ou indiretamente em casos de violência. Participam do evento, os técnicos Daniel Rocha, da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor), e Germana Moreira, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola(Cdesc) da Secretaria da Educação(Seduc).