Alunos participam da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

9 de dezembro de 2008 - 03:00

Mudanças ambientais globais que envolvem os quatro elementos: Terra; Água, Fogo e Ar. Esse é o tema da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Hotel Mar Belo (rua Eliseu Holanda, n° 20, Praia do Futuro). O evento reunirá 144 jovens de 11 a 14 anos das mais diversas regiões do Ceará.

A Conferência é um movimento voltado ao fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, propiciando uma atitude responsável e comprometida destas com as questões sócio-ambientais locais e globais.

Desse evento estadual sairão os 27 jovens que representarão o Ceará na etapa nacional, em Brasília, dos quais 24 alunos das escolas regulares e três alunos das escolas diferenciadas, sendo um de escola indígena, um de escola quilombola e outro de escola de área de assentamento.

Conforme a professora Hozana Magalhães, da Seduc,  a Conferência corresponde a um processo seqüencial de encontros nos quais são debatidos os temas propostos, expondo diversos pontos de vista e deliberando coletivamente para a escolha de representantes que levam adiante as idéias que foram consensualizadas.

No Ceará, foram realizadas aproximadamente 2.200 Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas públicas, envolvendo cerca de 25.000 pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral. Os participantes da Conferência Estadual foram eleitos por outros alunos nas 21 Conferências Regionais. Durante o processo, estes jovens fizeram uma reflexão conjunta sobre a melhoria da qualidade de vida, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações, que serão desenvolvidas em suas escolas, comunidades, municípios, estado e país.