Dois municípios cearenses ganham o Prêmio Inovação 2008

11 de dezembro de 2008 - 03:00

Os municípios de Sobral e Itaiçaba foram contemplados com o Prêmio Inovação 2008. A premiação será realizada no próximo dia 17, em Brasília, e selecionou dez experiências municipais em gestão educacional do Brasil. Cada município premiado assinará, em 2009, um convênio no valor de R$ 100 mil com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) para ser empregado no desenvolvimento, ampliação e avaliação das iniciativas premiadas.

Os trabalhos inscritos no prêmio foram divididos em quatro grupos temáticos: gestão pedagógica, gestão de pessoas, planejamento e gestão e avaliação e resultados educacionais. O município de Sobral conquistou o prêmio na categoria gestão pedagógica, com a experiência “Fortalecimento da gestão escolar: seleção por critérios meritocráticos e formação continuada de diretores”. Já o município de Itaiçaba, foi premiado no grupo temático Avaliação e Resultados Educacionais, através do projeto “Escola pública com educação de qualidade em Itaiçaba-Ceará”.

As experiências que conquistaram o prêmio passaram por quatro etapas de seleção. Na primeira os técnicos do Inep realizaram uma triagem das experiências enviadas pelos municípios. Em seguida, a segunda etapa ocorreu a partir uma uma análise das subcomissões que pontuaram as experiências dividindo-as por temas. As experiências aprovadas na segunda etapa receberam visitas in loco  dos avaliadores contratados pelo Inep, que correspondeu à terceira fase.

Na etapa seguinte, a comissão julgadora, que contou com a participação da assessora técnica da Célula de Avaliação de Desempenho Acadêmico da Secretária da Educação (Seduc), Iaci Pequeno,  selecionou com base nos relatórios elaborados pelos avaliadores das etapas anteriores, as 10 experiências vencedoras. No total foram selecionadas três experiências em Gestão Pedagógica, três em Gestão de Pessoas, duas em Planejamento de Gestão e duas em Avaliação e Resultados Educacionais. Conforme Iaci, os projetos estão de parabéns. Ela citou, por exemplo, que a experiência de Itaiçaba fez referência ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(Spaece), criado e desenvolvido pela Seduc, entre outras informações.

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é um ação de prospecção e identificação de projetos em gestão municipal.  Foi instituído pelo Ministério da Educação, em maio de 2006, sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), a União Nacional de Dirigentes Municipais (Undime) e a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).