Escola estadual está entre as seis melhores do Brasil na área de gestão

16 de dezembro de 2008 - 13:22

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Simão Ângelo, da rede estadual, está entre as seis melhores do Brasil na área de gestão. A seleção foi feita pelo Comitê de Avaliação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Além do Ceará, outros cinco estados foram escolhidos: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. A unidade de ensino está localizada no município de Penaforte, distante 546,8 km da capital. Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a Simão Ângelo recebeu a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma coletânea de vídeos educativos. Os diretores dessas escolas foram contemplados ainda com o diploma Liderança em Gestão Escolar e a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior.

A premiação ocorreu no Rio de Janeiro com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação(Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime), da Unesco e Fundação Roberto Marinho. Segundo a diretora da escola, Socorro de Carvalho Almeida, a participação da comunidade tem sido fundamental para os resultados alcançados. Aqui todo mundo participa” – ressalta.

Hoje, dia 16, o secretário executivo, Idilvan Alencar, estará na Escola para celebrar a conquista e entregar um datashow e um notebook. A expectativa do secretário é de que os equipamentos contribuam para o desenvolvimento da unidade e a melhoria do processo ensino aprendizagem.

O objetivo do Prêmio é a melhoria da gestão e da qualidade do ensino, destacando-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras. Para chegar às seis finalistas, em nível nacional, foi avaliada a documentação de 22 escolas, apresentadas pelos Comitês de Avaliação instituídos pelos respectivos Estados, e por eles enviada após avaliação das candidaturas estaduais.

No Ceará, foram inscritos inicialmente 106 projetos, dos quais 89 da rede estadual e 17 da rede municipal avaliadas pelos Comitês Regionais. Do total, foram selecionadas 36 escolas pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) e o Comitê Estadual indicou as quatro escolas que melhor apresentaram suas experiências em gestão: 1º lugar – EEFM Simão Ângelo(rede estadual); 2º lugar – Escola Municipal de Ensino Fundamental Liceu de Maracanaú(rede municipal); 3º lugar – Centro de Educação de Jovens e Adultos Prefeito José Walter(rede estadual) e 4º lugar – Liceu de Acaraú – Ma. Alice R.Gomes(rede estadual).