Educação Ambiental nova

17 de dezembro de 2008 - 12:36

A Secretaria da Educação de forma integrada com o Ministério da Educação vem desenvolvendo importantes programas e ações visando o fortalecimento da Educação Ambiental nos sistemas de ensino e o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795/99, onde define:

A Educação Ambiental como “o processo por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (Artigo 1º, Lei Federal nº 9795, de 27/04/99).

A iniciativa de articular, mobilizar e fortalecer a Educação Ambiental na Escola consiste no estabelecimento de parcerias, fazer intercâmbio de experiências e manter o compromisso social de promover efetivas ações formativas para apoiar o trabalho realizado pelo educador, para melhorar o desempenho da escola, propiciando atitude responsável e comprometida com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e no processo de ensino-aprendizagem.

Estas ações formativas vêm sendo realizadas conjuntamente com o MEC, IBAMA, CONPAM, UNICEF, SEMACE, IPECE, SESA, CAGECE entre outras instituições governamentais e não governamentais, com apoio incondicional das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação/CREDE, das Secretarias Municipais de Educação, Comissão Organizadora do Estado/COE e Coletivo Jovem.

A construção do espaço da Educação Ambiental no site da SEDUC é uma tentativa de favorecer a troca de idéias, facilitar o diálogo entre as escolas, reunir propostas, e projetos educacionais relacionados à temática ambiental, entre outras produções apresentadas em cursos, seminários e oficinas.

Seja bem-vindo a este ambiente virtual que carinhosamente foi construido pensando em você.
Atenciosamente,

Coordenação da Educação Ambiental.

Síntese de Projetos Escolares:

• Seleção do selo UNICEF – 2005-2006

• Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente I e II

• Outros projetos escolares

– Agua, ar e solo
– Horta e arborização
– Lixo e reciclagem
– Meio ambiente (outros temas) – sem anexo
– Nutrição
– Semi-árido

Formação de Educadores, Seminários e Oficinas

– CONPET na Escola 2007 (25/09/2007)

– Seminário Educação Sanitária (10/09/2007)

– Cadastro e Avaliação (05/09/2007)

– II Conferencia Infanto-Juvenil (CIJMA – Resultados) (abril/2006)

– II Conferencia Infanto-Juvenil – (Proposta Formação da Rede da Juventude 2005)

– II Conferencia Infanto-Juvenil – (Proposta Formação da Rede da Juventude 2006)

– CONPET NA ESCOLA (08/11/2005)

III Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

– Cartilha Passo a Passo

– Regimento da III Conferência – sem anexo

– Ceará Terra da Luz – Participação na III CNIJMA – sem anexo

Com Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida)

– Relação das Escolas com COM VIDA do Ceará

Síntese de Projetos Escolares:

• Seleção do selo UNICEF – 2005-2006;
  • Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente I e II;
  • Outros projetos escolares.

Formação de Educadores, Seminários e Oficinas
Tamanho
CONPET na Escola 2007 (25/09/2007)
16.518 Kb