Servidoras da Seduc são premiadas no Programa Previdência com Qualidade

30 de dezembro de 2008 - 16:57

As servidoras Noeme do Monte Arrais e Maria Rosemary Lima, ambas da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), foram premiadas no  Programa Previdência com Qualidade, promovido pela  Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), onde ocorreu a solenidade de premiação, no último dia 23.

 

Noeme conquistou o primeiro lugar com 3.990 pontos e foi contemplada com um notebook. Já Rosemary, ficou em terceiro lugar com 870 pontos e recebeu um Ipod. A segunda colocada foi Janice Negreiros Vianna Leitão, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Stds), com 1.140 pontos, contemplada com uma máquina fotográfica digital. Todas receberam os prêmios da secretária-adjunta da Seplag, Desirée Mota.

 

No ranking das setoriais, o primeiro lugar foi da Secretaria da Educação (Seduc) com 6.380 pontos. Em seguida ficaram a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Stds) com 2.640 pontos e a Polícia Militar do Ceará com 1.350 pontos.

 

O acúmulo histórico de processos da previdência tem gerado um alto grau de insatisfação dos usuários, manifestado através da Ouvidoria. Esse acúmulo surgiu em decorrência da grande complexidade e peculiaridade dos processos e das reformas ocorridas nos últimos anos no Sistema Previdenciário do Estado. Foi constatado que 80% dos processos da previdência retornam às Setoriais por falta de documentação ou incorreção de informações.

 

O programa Previdência com Qualidade foi lançado em maio deste ano tendo como um dos desafios prestar um serviço ágil e qualificado. Constituído de duas fases, a primeira foi voltada para a capacitação dos servidores de todos os órgãos do Estado, onde foi realizado um mutirão de análise de processos de aposentadoria, pensão e certidão de tempo de serviço. A segunda consistiu em um monitoramento da qualidade, onde foram elaborados diagnósticos da situação do órgãos, realizados mutirões nas secretarias com estoque maior de processos, isso tudo com o intuito de garantir que novos processos de previdência possuam “zero erro”.

 

Os colaboradores aptos a participar do programa Previdência com Qualidade  receberam um carimbo que foi utilizado em cada processo analisado. A partir do carimbo, uma comissão formada por três representantes da Seplag e dois das setoriais,  analisou cada processo e computou a pontuação de cada servidor.