Matrícula 2009 ofertará mais de 200 mil vagas para novatos

31 de dezembro de 2008 - 03:00

Alunos veteranos das escolas estaduais e estudantes que deixaram as unidades municipais já garantiram suas vagas para 2009. Começa agora a Matrícula dos novatos que será realizada entre os dias 5 e 9 de janeiro próximo. Os pais ou responsáveis poderão comparecer à escola estadual de sua preferência, levando a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto,  não impedirá a realização da matrícula, pois o importante é assegurar o ingresso da criança e do adolescente na escola.

Conforme a coordenadora da Célula de Gestão Escolar da Secretaria da Educação(Seduc), Ana Garcia,  a maior demanda já está matriculada, pois desde novembro, a rede pública assegura as vagas dos que estão em suas escolas. O processo envolve três etapas: confirmação das matrículas dos alunos veteranos; remanejamento entre escolas da própria rede e entre as redes estadual e municipais.

Esse ano, a novidade é que não haverá um calendário de atendimento por faixa etária. Caso haja a vaga para o nível de ensino desejado, o responsável poderá efetivar a matrícula dos filhos no mesmo momento. A previsão da Seduc é de ofertar aproximadamente 55 mil vagas na capital e 164 mil no interior.

Nesse período de matrícula, a Seduc manterá um sistema de tele-atendimento através do telefone 0800.2852850 para Fortaleza. No interior, o interessado deve dirigir-se à escola para obter mais informações.