Transporte Escolar é tema de seminário na Seduc

27 de janeiro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realiza nesta terça-feira, dia 27, a partir das 8 horas, o I Seminário do Transporte Escolar 2009. Durante a abertura do encontro, o secretário Adjunto, Maurício Holanda, falou sobre a importância da realização do seminário no momento em que se iniciam novos mandatos e o ano letivo. Reforçou ainda a importância da integração de todas as entidades que operam a questão do transporte escolar. O Seminário prossegue até às 17 horas, no auditório da Seduc.

O evento reúne além de técnicos e coordenadores da Secretaria, os supervisores dos Núcleos Regionais de Cooperação com os Municípios (Nrcom), representantes da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ce), da Associação do Prefeitos do Ceará (Aprece), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), do Conselho do Fundeb, do Conselho de Educação do Estado, da Assembléia Legislativa e do Ministério Público.

Pela manhã, os participantes ouviram o coordenador geral  de Programas de Saúde, Transporte e Uniforme Escolar (Cgsut) do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (Fnde), José Maria Rodrigues de Souza, que ministrou palestra sobre Políticas Públicas do Governo Federal para o setor durante o ano. José Maria salientou que o Estado do Ceará é o que mais tem demonstrado interesse em discutir e resolver as questões do trasporte escolar. O coordenador reforçou ainda que o problema do transporte escolar no Brasil não é ligado a recursos e sim a sua distribuição. Salientou também a importância dos conselhos do Fundeb para ajudar a fiscalizar o destino dos recursos do Governo Federal.

À tarde, será a vez do Mestre em Transportes e Gerente de Projeto do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília (UNB), Willer Luciano Carvalho, apresentar os resultados da parceria entre a Coordenação Nacional do Transporte Escolar e a UNB nos últimos três anos.

Durante a abertura do encontro, a professora Márcia Campos, coordenadora de Cooperação com os Municípios da Seduc, ressaltou a importância dos estudos no que se refere ao transporte escolar para sua melhor compreensão. Ela sugeriu também que os municípios façam um planejamento integrado para um melhor desempenho do transporte e falou da importância da parceria entre os órgãos.