Crede de Russas realiza ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização

6 de fevereiro de 2009 - 03:00

A 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), de Russas, encerra hoje, dia 6, as atividades do encontro do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Como parte da programação, a consultora do Ministério da Educação (MEC), professora Vera Lúcia Castiglione, e técnicos da 10ª Crede visitam as cidades de Fortim, Icapuí, Alto Santo, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Palhano para verificar as demandas específicas de cada município.

O evento, que teve início no último dia 3, reúne os gestores locais, secretários municipais de educação, além dos coordenadores do PBA e da Educação de Jovens e Adultos dos municípios da 10ª Crede.

No dia da abertura, a consultora do MEC Vera Lúcia ministrou oficina sobre a política de educação de Jovens e Adultos, com ênfase no PBA. O objetivo era mostrar uma visão geral do Programa às equipes dos municípios que mudaram de gestão, além de subsidiar os municípios quanto à elaboração do Plano Estratégico de Educação de Jovens e Adultos (Peeja).

Já em relação ao atendimento infantil, no último dia 26 de janeiro, a 10ª Crede reuniu prefeitos, secretários de educação e gerentes municipais do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). O objetivo foi discutir a política de alfabetização e repactuar o compromisso com o Programa. Na ocasião, o secretário adjunto da Secretaria da Educação (Seduc), Professor Maurício Holanda, proferiu a palestra “Alfabetizar na Idade Certa, primeiro passo para educação de qualidade”.