Seduc finaliza Curso Básico de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC

6 de fevereiro de 2009 - 19:33

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizará a partir desta segunda-feira, dia 9, até o próximo dia 12, a conclusão do Curso Básico de Literatura Infantil e Formação do Leitor, relativo ao Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Estarão presentes 240 cursistas provenientes de  técnicos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), da Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor), de nove Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), além da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). O evento ocorrerá no Centro de Treinamento Professor Antônio Albuquerque(rua Adolfo Moreira de Carvalho, s/n, Edson Queiroz)

Nesta última etapa do curso, os formadores da Aracê – Consultoria e Projetos Educacionais, responsáveis pela formação, vão abordar conteúdos que visam discutir a elaboração do projeto de literatura Infantil e Formação de Leitores, que será desenvolvido pelos cursistas, frente aos professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

Esse momento reunirá cursistas das Crede de Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité e Horizonte. Em novembro de 2008, o mesmo curso foi realizado para os  das Credes de Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

O Programa Alfabetização na Idade Certa tem como meta desenvolver, por meio do Eixo Literatura Infantil e Formação de Leitores, uma política de formação de leitores e democratizar o acesso ao livro e à leitura por meio de aquisição e dinamização de acervos literários nas bibliotecas escolares, no sentido de despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre as crianças. Para alcançar essa meta a Seduc realiza formação contínua e permanente de educadores em dinamização do acervo de literatura infantil e formação leitora.