Seduc realiza capacitação da segunda etapa do Censo Escolar

13 de fevereiro de 2009 - 03:04

 Termina hoje, dia 13, a capacitação para a orientação da segunda etapa do Censo Escolar 2008. Desde o último dia 6, sete representantes da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (COAVE), da Secretaria da Educação (Seduc), visitam as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) para realizar o treinamento.

 

Nesta etapa do Censo, serão coletadas informações a respeito da situação de cada aluno quanto ao rendimento (aprovado e reprovado), e o movimento (transferido, deixou de freqüentar e falecido). Os dados são importantes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que constitui um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 

A técnica da Seduc, Érika Nogueira, se reuniu nesta quarta-feira, 11, com coordenadores do Censo Escolar e secretários das escolas estaduais da 16ª Crede, em Iguatu. Érika orientou os presentes sobre o funcionamento do Educacenso, sistema online que está sendo utilizado para cadastrar os dados.                                                  

 

O prazo para o preenchimento das informações começou dia 2 de fevereiro e vai até 15 de março de 2009. O cumprimento dessa etapa ajudará o Ministério da Educação (MEC) a conhecer o aproveitamento dos alunos da Educação Básica do País.

Na próxima segunda, dia 16, a Coave irá capacitar representantes de escolas particulares, no auditório da Seduc. A capacitação se estenderá até quarta-feira, dia 18.