Crede de Acaraú realiza seminário para discutir processo eleitoral de diretores

19 de fevereiro de 2009 - 03:03

A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Acaraú, realizará no próximo dia 02 de março um seminário com o tema “Eleição para Diretores Escolares – uma Expressão de Democracia e Cidadania”. O evento acontecerá na sede da Crede, no horário de 8 às 12 horas. O Seminário abordará o pensamento estratégico da Secretaria da Educação (Seduc), assim como as questões pertinentes ao processo eleitoral, tendo como referência  aspectos considerados fragilizados nas escolas e que necessitem de um olhar mais atento.

Participarão deste seminário candidatos, professores, comissão escolar, representantes dos grêmios estudantis, conselho escolar e outros membros da comunidade que desejem conhecer melhor o processo. A coordenação deste momento estará a cargo da Comissão Regional, formada pelo coordenador da 3ª Crede, Daniel Carlos da Costa (presidente da Comissão); por três técnicos do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (Nrdes), Áurea Rita Silveira, Erlane Muniz e Josilene Dias de Sena; e por três membros da sociedade civil, Joselito Felix (Pastoral da Educação), José Teúnas (presidente do Conselho Tutelar de Acaraú) e Lusia Lusielma (presidente do Lions Club de Acaraú).

A 3ª Crede vem desenvolvendo um trabalho voltado à eleição de diretores das escolas estaduais, com o objetivo de fortalecer o processo eleitoral nas escolas, assegurando uma gestão democrática e participativa. No último dia 17, foram reunidas as Comissões Eleitorais Escolares com o objetivo de orientar o processo de eleição. Sob a coordenação da Comissão Regional Eleitoral, toda a pauta da reunião foi embasada na portaria nº 032/2009 – GAB, que estabelece as normas para o processo de eleição de diretores nas escolas públicas estaduais do Ceará.

Durante o encontro, foram esclarecidas as atribuições da Comissão Escolar e eventuais dúvidas, como por exemplo, quem pode se candidatar, processo de registro de candidatura e campanha eleitoral, quem são os votantes e sobre as principais infrações e sanções previstas em Lei. Ainda na ocasião, foram apresentados os instrumentos legais para o processo eleitoral (fichas de cadastramento e comprovantes), bem como o cronograma previsto para a efetivação do processo.