Curso de educadores ambientais e jornada pedagógica movimentam as atividades da 9ª Crede

19 de fevereiro de 2009 - 03:02

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Horizonte, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e o Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam), realiza hoje, dia 19, e manhã, dia 20, inscrições para o curso de Formação de Educadores Ambientais, direcionado à professores dos municípios jurisdicionados pela Crede.

O curso terá início no próximo dia 04 de março, no auditório da 9ª Crede, e a carga horária será composta por um total de 80 h/a presenciais, que serão realizadas semanalmente, todas as quartas-feiras, das 13 às 17h. Para que possa receber o certificado de conclusão do curso o cursista deverá estar presente a, no mínimo, 90% (noventa por cento) dos encontros.

A oferta é de 50 vagas e serão selecionados, no ato da inscrição, os candidatos que atenderem aos critérios da seleção: disponibilidade para o dia e horário do curso,  ser professor em efetiva regência de classe e realizar algum trabalho direcionado à questão ambiental.

Para realizar a inscrição, os candidados devem ter em mãos a  ficha de inscrição preenchida, xerox do RG e CPF, declaração da escola, constando os dias e turnos em que está lotado e documento comprobatório de trabalho realizado com grupos.

Além das capacitações, a 9ª Crede também realiza análises sobre o desempenho dos estudantes atendidos em suas escolas. Nos últimos dias 12 e 13, durante a Jornada Pedagógica, os participantes fizeram uma reflexão sobre os resultados da aprendizagem. O evento foi realizado pelo Núcleo de Cooperação com os Municípios (Nrcom), em três diferentes pólos, localizados no município de Pindoretama.

Na ocasião, foram apresentados os dados das avaliações externas SPAECE/2006, IDEB/2007 e o Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic) em 2008. Também foram destacados os bons resultados obtidos nos 1º e 2º anos, no que se refere à alfabetização das crianças na faixa etária correta, de acordo com o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), implantado pelo Governo do Estado.

Estiveram presentes, a secretária municipal de educação, Tereza Cristina Rebouças Rocha, e sua equipe, além de professores, diretores, secretários escolares, terapeutas, fonoaudiólogas e autoridades locais.