27 novas escolas profissionalizantes começam a funcionar nesta segunda-feira(9)

6 de março de 2009 - 19:19

Para comemorar o início do ano letivo em Fortaleza e a abertura de novas unidades de ensino, o governador Cid Gomes inaugura nesta segunda-feira (9), às 7h30min, a Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar (rua 44, Conjunto São João – São Cristovão). Essa escola se somará às outras 26 (20 são no Interior), que também ofertarão ensino profissionalizante, e que iniciarão suas atividades nessa nova modalidade a partir de segunda-feira. Com a ampliação, o Governo do Estado passa a ofertar ensino médio integrado à educação profissional a 12,4 mil estudantes em 51 escolas em Fortaleza e no Interior.

Em 2009, serão atendidos 4 mil alunos que deixaram o ensino fundamental e agora terão acesso à educação básica e cursos técnicos em diversas áreas. O esforço representa um investimento da ordem de R$ 35,7 milhões, somente esse ano. Além da presença de Cid Gomes, no início das atividades escolares, os gestores da Secretaria da Educação (Seduc) vão ministrar aulas inaugurais, entre os próximos dias 9 e 12 de março, nas 26 unidades que atendiam antes diversas modalidades e agora começam a trabalhar com a nova sistemática.

Também na segunda-feira, dia 9, às 15 horas, a secretária Izolda Cela estará na Escola Sula Leite, no município de Mauriti. Na capital, o secretário adjunto Maurício Holanda abrirá as atividades da educação profissional e dará início ao ano letivo na rede estadual de Fortaleza, nas Escolas Onélio Porto, Júla Giffoni e Marvin, respectivamente, às 8 horas, 10h30min e 14h30min.

Na mesma data, o secretário executivo, Idilvan Alencar, estará em Juazeiro do Norte, às 8 horas, na Escola Professor Moreira de Sousa, e às 10h30min, na Escola Anderson Borges de Carvalho.  Às 16 horas, será a vez da Escola Presidente Médice, em Campos Sales. Ainda na segunda-feira, dia 9,  a assessora institucional da Seduc, Cristiane Holanda, visitará os municípios de Maracanaú, Maranguape e Caucaia, onde fará a aula inaugural nas Escolas Gonzaga Mota, às 8 horas, Santa Rita, às 10h30min, e Marly Ferreira, às 14h30min.

Na terça-feira, dia 10, Izolda Cela vai à Acopiara para estabelecer a educação profissional na Escola Alfredo Nunes de Melo. Em Fortaleza, a agenda envolverá três aulas inaugurais nas Escolas Juarez Távora, às 8 horas, José de Barcelos, às 10h30min, e Presidente Roosevelt, às 14h30min. Maurício Holanda representará a Seduc nesse momentos. No interior, Cristiane Holanda estará nas Escolas Maria Dolores Alcântara, às 8 horas, em Horizonte, Edson Queiroz, às 10h30min, em Cascavel, e Elsa Ma. Porto Costa Lima, às 14h30min, em Aracati.

Na quarta-feira, dia 11,  às 8 horas, Idilvan Alencar estará em Reriutaba, na Escola Francisca Castro de Mesquita. Às 14 horas, no município de Ubajara, lançará o projeto na Governador Waldemar Alcântara, e às 17 horas, em Camocim, na Escola Monsenhor José Augusto da Silva. Cristiane Holanda  visitará Russas, Boa Viagem e Canindé, para a aula inaugural nas Escolas Walter Cavalcante Maia, Davi Vieira e Frei Orlando. Para encerrar a agenda, na quinta-feira, dia12, o secretário executivo viaja para os municípios de Acaraú, Itapajé e São Gonçalo, onde instala o ensino médio integrado à educação profissional nas Escolas Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, às 8 horas, Adriano Nobre, às 14 horas, e Adelino Cunha Alcântara, às 17 horas.

As Escolas de Educação Profissional ofertam o Ensino Médio Integrado – currículo do ensino médio integrado à área técnica, onde o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. A novidade em 2009 é a chegada de nove cursos técnicos: comércio, finanças, meio ambiente, agroindústria, aquicultura, estética, massoterapia, produção de moda e edificação. Eles se juntam aos quatro(enfermagem, segurança no trabalho, turismo e informática) ofertados no ano passado para fortalecer a profissionalização conforme as necessidades de cada região. A iniciativa tem como objetivo articular o currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.