Governo inaugura 27 novas escolas profissionalizantes

9 de março de 2009 - 19:27

Dando continuidade ao projeto do Governo do Estado em garantir educação de qualidade e capacitar jovens para o mercado de trabalho, o vice-governador do Estado, Francisco Panheiro, inaugurou nesta segunda-feira (09) mais uma escola profissionalizante, no bairro São Cristovão, em Fortaleza. A Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar (EEEP) é a primeira, das 27 unidades que serão inauguradas de hoje até a próxima quarta-feira (11). A solenidade contou com a participação da secretária da Educação, Izolda Cela.

 

Em 2008, o Governo Estadual institui em 25 escolas essa nova modalidade de ensino, que integra Ensino Médio a Educação Profissional, onde o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. Em 2009 serão mais 27 escolas inauguradas e em 2010, 49 escolas perfazendo um total de 100 escolas profissionalizantes nos municípios cearenses. Segundo o vice-governador, o método não só garante a formação educacional do jovem, como garante a ele um futuro. “Quando inauguramos uma escola dessa significa que estamos dando a possibilidade de que jovens com menor aquisição financeira tenha a melhores chances através de um emprego, e assim ele saia da situação de risco a criminalidade”, enfatizou Pinheiro.

 

Para a EEEP Mário Alencar, foram investidos R$ 1,4 milhões, atendendo a 540 alunos em suas dependências, que conta com 10 salas de aula, salas de direção, cetro de multimeios, laboratório de ciências, dois laboratórios de informática, quadra coberta e áreas comuns. Na unidade são ofertados além da educação geral a formação técnica em informática, enfermagem, turismo e segurança do trabalho. Os cursos de comércio, finanças, meio ambiente, agroindústria, aquicultura, estética, massoterapia, produção de moda e edificação também farão parte do currículo nas novas unidades, a partir da necessidade de cada município.

 

Durante seu discurso a secretária Izolda Cela, lembrou que a oferta dos cursos técnicos desperta o interesse do aluno para o estudo, o que pode ser comprovado com a queda no índice de abandono escolar, a partir da inauguração das escolas em 2008. “O número de alunos que se matriculavam mas não concluíam o ano letivo chegava a 25%, hoje esse índice baixou para quase 0%”, destacou a secretária, que lembrou ainda que o objetivo agora é mudar os baixos índices da educação cearense. “Temos total condição de mudar esses resultados”, finalizou.

 

Neste três dias a secretária Izolda Cela e representantes da Seduc estarão nos municípios de Mauriti, Juazeiro do Norte, onde serão inauguradas duas escolas, Maracanaú, Maranguape, Caucaia, Acopiara, Horizonte, Cascavel, Aracati, Reriutaba, Ubajara, Campos Sales, Camocim, Russas, Boa Viagem, Canindé, Acaraú, Itapajé e São Gonçalo do Amarante para inaugurar as outras unidades. Só em Fortaleza, além da Escola Mário Alencar, serão dado o início do ano letivo em mais seis unidades. Com mais essa segunda etapa concluída, o Governo passará a atender 12.400 alunos. A meta é que ao final de 2010, 300 mil jovens sejam beneficiados com o programa.

 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo

Julyana Silveira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)