Jovens empreendedores se reúnem para fortalecer ações sociais

13 de março de 2009 - 03:00

Um total de 250 jovens cearenses participa neste sábado e domingo, dias 14 e 15, do maior encontro de agentes de mudança social de sua história no Brasil. O evento acontece a partir das 8 horas, no Centro de Desenvolvimento Educacional do Colégio 7 de Setembro (rua Beatriz Calisto, 305 -Maracanaú ). A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), no âmbito do projeto e-Jovem, e a Ashoka Empreendedores Sociais, através do Programa de Juventude Geração MudaMundo (GMM).

 

Com a presença de estudantes do ensino médio e egressos da rede pública, o encontro visa integrar os participantes do projeto E-Jovem, módulo de empreendedorismo social, que criam e lideram seus próprios empreendimentos sociais, num espaço de troca de experiências, fomento e fortalecimento do conceito de empreendedorismo social e integração da rede de jovens agentes de transformação social. A programação inclui atividades como mesas de discussão, espaços culturais e debates temáticos.

 

 

Com a proporção inédita do programa, o Brasil, e especialmente o Ceará, ganham amplo destaque, sendo o país e estado que, dentro da iniciativa global, proporcionam a maior multiplicação de projetos e inspiram o movimento em todo o mundo, emplacando mais de 700 empreendimentos sociais no Brasil, sendo 500 somente no Ceará.

 

 

A parceria entre a Seduc e a Ashoka é uma cooperação técnica em fase de projeto-piloto que procura promover a educação e o fomento ao empreendedorismo social juvenil no Estado do Ceará, estimulando uma nova cultura de inclusão e valorização da juventude como agente de transformação social.

 

 

Com essa iniciativa, mais de 150 projetos sociais de jovens cearenses recebem apoio financeiro, proveniente do Governo do Estado, e pedagógico, fornecido pelo Programa Geração MudaMundo. Esses apoios chegam em forma de capacitação em planejamento e administração para que os jovens desenvolvam plenamente seus projetos, e adquiram uma formação integral de diversas competências e habilidades que irão contribuir também no desenvolvimento de seus projetos de vida.

 

 

O projeto E-Jovem faz parte do plano integrado de educação profissional do Estado do Ceará e foi criado com o objetivo de atender às necessidades e anseios dos jovens do ensino médio e egressos, facilitando a inserção destes jovens no mercado de trabalho.