Alunos da rede estadual mostram projetos científicos em São Paulo

20 de março de 2009 - 03:00

Alunos da rede pública estadual estão em São Paulo até amanhã, dia 21, onde apresentam projetos científicos desenvolvidos no âmbito da escola para solucionar problemas vivenciados no dia a dia. A mostra acontece durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2009, promovida pela USP, que teve início no último dia 17. Ao todo são nove trabalhos produzidos por estudantes das Escolas Maria Celeste de Azevedo Porto e Raimundo Nonato Ribeiro, localizadas no município de Trairi, e do Liceu de Maracanaú.

 

São propostas como a de Luana Aguiar e Josenilton do Nascimento que pretendem desenvolver a produção de xaropes e cápsulas a partir de plantas encontradas na natureza. Com a iniciativa, a comunidade escolar do Liceu se beneficia de uma fonte empreendedora de produção dos fitoterápicos, descobrindo assim uma maneira mais natural de cuidar da saúde.

 

As alunas Evanir de Sousa e Luana Santos apostam nas frutas silvestres da caatinga para mudar hábitos alimentares da população do município de Trairi. A idéia é produzir iguarias como bolos, sucos, doces e sorvetes, utilizando as espécies encontradas mas também conhecer o valor medicinal das frutas. O projeto busca uma nova forma de pensar políticas de preservação ambiental, além de nutrir e prevenir várias patologias humanas.

 

A Febrace é uma Feira anual para estudantes do último ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico. Esse ano, será a sétima edição do evento, que é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar. Para isso, basta enviar o projeto, e ele concorrerá em uma das categorias da feira: áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Humanas e Sociais) ou da Engenharia e suas aplicações.

 

Confira os projetos das escolas públicas estaduais:

 

EEFM Maria Celeste de Azevedo Porto(TRAIRI) – Zooplâncton na Zona Costeira de Trairi

 

EEFM Raimundo Nonato Ribeiro(TRAIRI) – Algas: Diversidade Fisiológica e Fonte Alternativa de Alimentos; Frutas silvestres da caatinga: preservar para alimentar e prevenir patologias humanas.

 

Liceu de Maracanaú –  Construção de um robô inseto, baseado na utilização de materiais reciclados como alternativa para o desenvolvimento da robótica nas escolas públicas;  Implantação da Rádio Escolar abastecida com energia fotovoltáica; A utilização do Biocontrolador Orgânico a partir das folhas do Nim no combate a vetores epidemiológicos; Obtenção de etanol a partir de hidrolisado obtido por tratamento térmico de algas verdes; Produção de plástico formol-caseína através da redução de ph no leite bovino e Fitoterapia: buscando a cura através da natureza.