Conferência Regional reunirá indígenas do Ceará, Pernambuco e Paraíba

23 de março de 2009 - 03:00

Representantes dos povos indígenas do Ceará, Pernambuco e Paraíba estarão reunidos entre os dias 24 e 27 de março, no Centro de Treinamento em Extensão-Cetrex (av. Cruzeiro do Sul, 12, Capuã/Caucaia)  durante a Conferência Regional da Educação Escolar Indígena. O evento vai debater as prioridades das comunidades e de suas regiões para a melhoria da educação.  O primeiro dia (24), das 14 às 18 horas, será destinado ao credenciamento dos participantes, enquanto a abertura oficial ocorrerá às 19h30min.

Nos dias seguintes (25 a 27), a Conferência Regional começa às 8 horas e prossegue até às 17 horas. A agenda de discussões inclui os temas: Educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas; Práticas pedagógicas indígenas; Políticas, gestão e financiamento da educação escolar indígena; Participação e controle social, além de Diretrizes para a educação escolar indígena. A programação prevê ainda a eleição dos delegados para a Conferência Nacional, marcada para o  próximo mês de setembro,  e a votação das propostas prioritárias que serão encaminhadas ao encontro que reunirá participantes de todo o país.

O Ceará estará presente na Conferência Regional com as etnias Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Potiguara, Jenipapo Kanindé, Tabajara, Kalabaça, Kanindé de Aratuba, Kanindé de Canindé, Kariri, Anacé, Gavião, Tupinambá e Tubiba Tapuia.

A educação indígena cearense é um dos compromissos da atual gestão que objetiva expandir o atendimento à população, de modo a beneficiar a todas as etnias presentes em território cearense. A implementação de políticas inclusivas nessa área prevê, entre outras estratégias, assegurar a autonomia pedagógica e financeira das escolas indígenas.

A Conferência Nacional da Educação Escolar Indígena é uma iniciativa do MEC, em parceria com  o Conselho Nacional de Secretários de Educação(Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime), Fundação Nacional do Índios (Funai) e Secretarias de Educação.

Conforme a organização do evento, outras duas conferências regionais já foram realizadas. Uma ocorreu em São Gabriel da Cachoeira(AM) e outra em Salvador(BA) e a previsão é de que até agosto deste ano sejam realizadas mais 16, num total de 18 encontros nas regiões. Essa divisão respeita a territorialidade dos povos e suas redes de relações.