Alunos cearenses recebem premiações em SP

26 de março de 2009 - 03:00

Nove trabalhos de estudantes das Escolas Maria Celeste de Azevedo Porto e Raimundo Nonato Ribeiro, localizadas no município de Trairi, e do Liceu de Maracanaú, receberam diversas premiações durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2009, promovida pela USP, em São Paulo, entre os dias 17 e 21 de março. As experiências também garantiram credenciamento para participar da V Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em Camaragibe(PE), e do I Movimento Científico Norte-Nordeste (Mocinn), em Belém(PA).

 

O Liceu conquistou dois primeiros lugares nacionais nas categorias Engenharia e Ciências da Saúde, respectivamente, por meio dos trabalhos: Construção de um robô inseto baseado na utilização de materiais reciclados, criado pelos alunos Lucas Magalhães e Jorge Sandro Pinheiro, e A utilização do biocontrolador orgânico a partir do extrato das folhas de nim no combate a vetores epidemiológicos (aedes aegypti), dos alunos João Batista de Castro, Lucas Albuquerque e Francisco Allan de Souza. Os trabalhos receberam ainda 10 premiações que vão desde livros até cursos para alunos e professores. Lucas Magalhães, um dos criadores do robô inseto, está empolgado com o resultado e diz ter muitas idéias para novos trabalhos. “Esse prêmio serve de estímulo para que eu possa melhorar cada vez mais esse projeto e desenvolver vários outros na área da tecnologia, sempre utilizando materiais recicláveis”, acrescentou. O projeto de Lucas e Jorge garantiu ainda credencial para mostra científica internacional na Colômbia.

 

Os outros quatro projetos do Liceu também alcançaram resultados expressivos. A Obtenção de etanol a partir de hidrolisado obtido por tratamento térmico de algas verdes, dos alunos Jorge Edson Pinheiro, Mateus Alex Barbosa e Amauri Aires, conquistou o Prêmio Embrapa – Meio Ambiente e o Convênio Projeto Parceiro Embrapa. Já a Fitoterapia: buscando a cura através da natureza, idealizado por Luana Aguiar e Josenilton Nascimento, recebeu o Prêmio Semente Científica: Méritos em criatividade, rigor científico e relevância social, além do Apoio Embrapa. A implantação da Rádio Escolar abastecida com energia fotovoltáica e a Produção de Plástico Formol receberam credenciais para eventos científicos em nível nacional.

 

Para a professora Maria das Graças França Sales, orientadora de quatro dos seis projetos apresentados pelos alunos do Liceu, cada participação em eventos dessa natureza agrega novos conhecimentos e abre os horizontes dos alunos que aprendem sobre outras culturas. “E o aluno da escola pública se destaca mais que o da particular”, frisa.

 

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Celeste de Azevedo Porto, ficou com o 2º lugar na categoria Ciências Biológicas, com o projeto Zooplâncton na Zona Costeira de Trairi. A idéia foi dos alunos Antônia Larisse Araújo da Silva e Francisco de Assis Batista. Também de Trairi, são as experiências da Escola Raimundo Nonato Ribeiro que falam de Algas: Diversidade Fisiológica e Fonte Alternativa de Alimentos, de autoria de Tamara Leal e Wagner Nunes; e Frutas silvestres da caatinga: preservar para alimentar e prevenir patologias humanas, de Evanir de Sousa e Luana Santos. As duas receberam um total de seis premiações diferenciadas: O projeto sobre as algas ganhou o American Meteorogical Society e Prêmio Mentalidade Marítima. A iniciativa envolvendo as frutas silvestres recebeu o Prêmio Inovação – Alberto Santos Dumont. Ambas estão credenciadas para a V Fenacit e a I Mocinn.

 

Os nove trabalhos vencedores foram orientados por professores das respectivas unidades escolares: Maria Ednilsa da Silva e Maria das Graças, do Liceu; Sueli Gouveia, da Escola Maria Celeste; e Gerciê Oliveira Castro, da Escola Raimundo Nonato.

 

A Febrace é uma Feira anual para estudantes do último ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico. Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, a feira é constituída das categorias: áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Humanas e Sociais) ou da Engenharia e suas aplicações.