Professores participam do Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência

26 de março de 2009 - 03:00

Oficinas e palestras a respeito da cultura africana são algumas das atividades que 75 professores da rede estadual de ensino terão acesso até amanhã, dia 27, durante o Seminário Nacional Africanidades e Afrodescendência: Formação de professores para a educação das relações étincas. O evento é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e acontece na Faculdade de Educação.

Os profissionais participam de extensa programação dinamizada pedagogicamente pelas práticas das festas e das formas coletivas de expressão das africanidades. O objetivo é promover a formação de professores para o ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras.

Além de professores, o Seminário conta com a participação dos secretários de educação dos municípios brasileiros, gestores, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e demais interessados na temática.

A lei de diretrizes de bases (LDB) da educação brasileira instrui sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, como também sobre as práticas de combate ao racismo contra a população negra. Neste sentido, o Ministério de Educação tornou obrigatório, através da lei 10.609/03, a inclusão no currículo oficial da rede ensino, o ensino de historia e cultura afro-brasileira e indígena.