Comunidade de Jordão terá Escola de Ensino Médio

2 de abril de 2009 - 19:59

Mais de 500 jovens da região de Jordão, distrito de Sobral, que atualmente estudam em quatro prédios cedidos pelo município terão em breve um estabelecimento patrimonial para suas atividades de aprendizagem. A ordem de serviços que garantirá a construção da Escola de Ensino Médio José Euclides Ferreira Gomes Júnior será assinada neste domingo, às 19 horas, na praça da matriz de Jordão. A solenidade terá as presenças da secretária Izolda Cela e do Chefe do Gabinete do Governo, Ivo Gomes. O prazo para a entrega da obra, que terá investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão, é de 180 dias.

Com uma área construída de 2.074,72 metros quadrados, a unidade de ensino terá 12 salas de aulas, laboratórios de química, física e biologia, biblioteca, sala de vídeo e informática, dependências administrativas, quadra e pátio cobertos, anfiteatro e estacionamento privativo. A estrutura que atenderá estudantes da região rural é a mesma das escolas construídas nas cidades pela atual gestão. A obra será acompanhada pela Secretaria de Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará(DER). O novo estabelecimento ficará sob a jurisdição da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada no mesmo município.

A escola receberá o nome de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, reconhecido por sua atuação decisiva para o crescimento e desenvolvimento de Sobral. Foi prefeito do município no período de 1977 a 1982.  Formou-se em Geografia, História e Direito. Atuou como professor catedrático nas disciplinas de Sociologia, Antropologia e História, em São Paulo, e na Faculdade de Filosofia Dom José, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).