Alunos participam da Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

3 de abril de 2009 - 03:00

Com o intuito de discutir alternativas destinadas a promover mudanças ambientais globais, 27 alunos da rede pública de ensino do Ceará, participam a partir de hoje, dia 3, da  III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece até a próxima quarta, 8, em Brasília (DF). A conferência reúne 670 delegados de 11 a 14 anos de idade, vindos de todos os Estados.

Os 27 participantes cearenses foram selecionados como delegados em dezembro de 2008, durante a Conferência Estadual, realizada em Fortaleza. Nos dias 1 e 2 de abril, eles estiveram reunidos no encontro preparatório, onde conheceram o material do encontro nacional, debateram questões ambientais e ensaiaram a apresentação a ser realizada durante o evento.

 

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é um movimento pedagógico que discute o meio ambiente em sua dimensão política e caracteriza-se pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates socioambientais. Os temas abordados no encontro relacionam os quatro elementos – terra, água, fogo e ar – com os problemas contemporâneos que afetam os sistemas naturais e as populações humanas em todo o planeta. Além disso, são propostas alternativas de ações e medidas sustentáveis, como políticas mitigadoras, adaptativas, preventivas e transformadoras.

 

Veja a lista dos delegados.