Diversidade e Inclusão Educacional

3 de abril de 2009 - 19:04

 

 

Pensar a diversidade e a inclusão é pensar a educação como ferramentas de transformação. A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que: “Somos todos diferentes, mas também somos iguais em direitos e dignidade”.

 

Refletir sobre educação e diversidade na escola é colocar em pauta o processo de desenvolvimento humano integral e sobre a democratização do saber. Isso implica no desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem singular, crítico, dinâmico e desafiador, que considere as diferentes culturas, ritmos e níveis de desenvolvimento dos alunos e que promova efetivamente a inclusão social.

 

É neste contexto de “diferenças e diferentes” que a Secretaria da Educação do Estado do Ceará repensa sua estrutura para agregar, de forma mais contextualizada, os projetos especiais constituídos da Educação Ambiental, Educação Indígena, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, e assegurar as crianças, jovens e adultos, o direito a ter direitos e a aquisição de saberes para o exercício da cidadania.

 

  1. Educação Ambiental
  2. Educação Indigena
  3. Educação de Jovens e Adultos