Governo Itinerante abrange Beberibe, Granjeiro e Piquet Carneiro

6 de abril de 2009 - 03:00

O Governo do Estado estará hoje e amanhã, dias 6 e 7, respectivamente, nos municípios Granjeiro, no Cariri, e Piquet Carneiro, no Sertão Central para a instalação do “Governo do Ceará na Minha Cidade”, onde beneficiará a população destas regiões com diversas ações desenvolvidas pelo Governo Estadual. Como o governador Cid Gomes já havia anunciado, a intenção do administração estadual é que até o final de sua gestão, ele, acompanhado de todo secretariado, conheçam de perto as necessidades da população do Interior. O trabalho teve início no último sábado, dia 4, em Beberibe.

Como acontece nos governos itinerantes, Cid Gomes presidirá  audiências públicas tratando de assuntos específicos a cada região. Em Beberibe (04/04), o governador e secretários discutiram sobre “Turismo e Meio Ambiente”, já em Granjeiro (06/04) serão abordadas questões relativas a Agricultura e no município de Piquet Carneiro (07/04) o assunto tratado será “Infraestrutura”. Durante toda a tarde a população dos três municípios e regiões também poderão apresentar os problemas através dos fóruns e reuniões com os secretários de Estado.

Na área da educação, a secretária da Educação, Izolda Cela, estará reunida com diretores e professores para debater assuntos referentes ao fortalecimento do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Hoje, segunda-feira, a Secretária estará na Escolas Prof. Luiz Gonzaga Fonseca Mota, em Granjeiro, e amanhã, em Piquet Carneiro, na Escola Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco. No último sábado, o debate aconteceu na Câmara Municipal de Beberibe.

Dando continuidade ao Programa Carteira de Motorista Popular, o Governo fez a entrega de certificados a candidatos aptos a participarem do programa nas três regiões. Em Beberibe foram entregues 240 certificados, em Granjeiro serão 261 e em Piquet Carneiro 387. Na ação, o Governo paga todas as despesas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos candidatos.

Na área do trabalho e assistência social, Cid Gomes assinará termos de adesão do Projeto Primeiro Passo, para realização de cursos com jovens trabalhadores. Também serão assinados em Beberibe e Piquet Carneiro, termos de Adesão do Projeto Criando Oportunidades, atendendo trabalhadores dos municípios e regiões vizinhas.

Esporte

Com o objetivo de oferecer lazer e diminuir a situação de risco social de jovens, o “Governo Itinerante” prosseguirá com ações da Secretaria do Esporte (Sesporte).  Em Beberibe o governador Cid Gomes, junto com o secretário Ferruccio Feitosa, entregou 93 cartões do Programa Bolsa Esporte. Os jovens de Granjeiro receberão 82 cartões do Programa e Piquet Carneiro 56 cartões. Ainda por meio da Sesporte, será assinada a ordem de Serviço para cobertura de quadra coberta para escolas estaduais em Jardim, Farias Brito e Aurora, no Sertão Central.

Agricultura

Como parte do Projeto São José de Mecanização Agrícola, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), serão entregues tratores para municípios do Litoral Leste, e uma batedeira de mamona para Associação Comunitária de Piquet Carneiro. Nos dois municípios também serão realizados pagamentos do subsídio para biodiesel a agricultores familiares da duas regiões.

Em Beberibe, o governador Cid Gomes inaugurou, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município, a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro, lançou o curso técnico de nível médio em Turismo, com dois anos e meio de aula, no CVT que será transformado em Centro Vocacional Técnico (CVTec).

Serviço/Local:
Beberibe: Escola de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Pedro de Queiroz
Granjeiro: Complexo Social Esportivo
Piquet Carneiro: Escola de Ensino Fundamental e Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo