Seduc capacita gestores do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic)

16 de abril de 2009 - 03:00

Gerentes regionais e municipais do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic) participam hoje e amanhã, dias 16 e 17, de um encontro de formação relativa ao eixo de Educação Infantil e Alfabetização. O evento ocorrerá no Centro de Treinamento Professor Antônio Albuquerque( rua Adolfo Moreira de Carvalho s/n – Edson Queiroz), das 8 às 17 horas, com a participação de profissionais dos 184 municípios cearenses.

O encontro visa fortalecer os objetivos traçados para esse eixo do Paic e propor encaminhamentos para a implementação e implantação de uma proposta pedagógica nos municípios e nas instituições que visa à melhoria do atendimento das crianças de zero a cinco anos. Os participantes vão ainda rever as publicações relacionadas à Educação Infantil e refletir sobre a importância da função dos gestores nessas ações.

O Programa Alfabetização na Idade Certa foi lançado em 2007, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(Seduc) com a meta de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade. Desde seu lançamento, foram capacitados cerca de 15 mil professores dos 184 municípios cearenses e beneficia mais de 300 mil alunos de 1º e 2º anos do ensino fundamental. Além da Educação Infantil e Alfabetização, o Paic atua em mais quatro eixos: Avaliação Externa; Gestão da Educação Municipal, Gestão Pedagógica e Formação do Leitor.

O trabalho é desenvolvido em parceria com os municípios que passaram a contar com assessoria técnica gratuita a partir do pacto pela melhoria da educação nos anos iniciais de escolaridade. A Seduc assumiu o gerenciamento do Alfabetização na Idade Certa, mas conta com o apoio da SECULT, APRECE, UNDIME-CE, APDMCE, Fórum de Educação Infantil e UNICEF.