Operadores Municipais do Programa Bolsa Família se reúnem em Fortaleza

20 de abril de 2009 - 17:24

Apresentar as metas e os resultados esperados da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família em 2009 é um dos objetivos do Encontro dos Operadores Municipais Master do Programa, nos próximos dias 23 e 24, no Hotel Plaza (Rua Barão de Aracati, 94). O evento, que terá início às 9 horas, reunirá os responsáveis pelo envio da frequência escolar das crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família, que estão devidamente cadastrados no Sistema de Acompanhamento do Ministério da Educação (MEC). Também participam os operadores estaduais auxiliares das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Cada município deverá enviar somente o operador municipal master cadastrado junto ao MEC. No primeiro dia do evento, estarão presentes os novatos e os operadores estaduais auxiliares. No dia seguinte, será a vez dos operadores municipais veteranos. Durante o evento, serão capacitados os novos operadores no que se refere ao sistema e apresentar aos veteranos as novas funcionaliades.

A realização do encontro é de responsabilidade do MEC e da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), por meio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios. Conta ainda com a parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Stds), da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Uundime).

A técnica da Copem, Betânia Raquel, destaca a importância da participação de todos os operadores, tendo em vista que a apresentação do sistema será feita pela própria equipe do MEC. “Este será o momento oportuno para todos os operadores dirimirem dúvidas sobre a coleta da frequência escolar, bem como sobre as implicaturas do descumprimento dessa condicionalidade do Programa Bolsa Família para as famílias beneficiárias e para os municípios” – frisa.