Prefeitos da 9ª Crede assinam Termo de Responsabilidade do Transporte Escolar e Proinfantil

22 de abril de 2009 - 03:00

Na última sexta-feira, dia 17, os prefeitos dos municípios de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Pacajús e Pindoretama, cujas escolas estão sob a jurisdição da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Horizonte, assinaram o termo de responsabilidade do Transporte Escolar 2009.

O termo faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar e tem como objetivo oferecer aos municípios assistência financeira para garantia de oferta de transporte aos alunos da rede estadual de ensino.

Os valores repassados aos municípios são definidos pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a partir de critérios pertinentes à dimensão territorial, percentual da população residente na zona rural, densidade demográfica rural, desenvolvimento econômico com base no IDM (Índice de Desenvolvimento Municipal) e número de alunos transportados diariamente.

Na ocasião, gestores municipais de Horizonte, Chorozinho e Pindoretama, aderiram ao Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil).

A Agência Formadora (AGF) do Proinfantil, na região, é sediada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Júlia Alenquer Fontenele, localizada no município de Pindoretama, atendendo os municípios de Beberibe, Chorozinho, Horizonte, Pindoretama e Eusébio.

O Proinfantil é um curso, em nível médio, na modalidade normal, que tem como objetivos habilitar para o exercício do magistério em educação infantil, de acordo com a legislação vigente; aprimorar a prática pedagógica docente; valorizar o magistério, oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal; e contribuir para a qualidade social da educação das crianças de 0 a 6 anos.

A coordenadora da 9ª Crede, Dóris Leão, parabeniza os gestores municipais da região pelo compromisso educacional, bem como pelo fortalecimento da parceria e cooperação técnico-financeira entre estado e municípios.”