Alunos da rede estadual participam de feiras internacionais

23 de abril de 2009 - 03:00

Alunos da rede estadual de ensino vêm se destacando, significativamente, em feiras de Ciências e Engenharia, em níveis nacional e internacional. Entre os meses de abril e maio, quatro estudantes do Liceu de Maracanaú participarão de eventos na Polônia, Estados Unidos e Chile. Ao todo serão apresentados três projetos, um em cada país.

 

Entre os dias 24 e 29 de abril, o aluno Santiago Gonçalves estará representando o Liceu e seus colegas de equipe, Renan Gomes e Pâmela Cristina, na 16ª International Conference of Young Scientists (Icys), na Polônia. O jovem será acompanhado pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola (Cdesc), Helena Silva, e apresentará o projeto Aplicação de Novo Fluxos Energéticos – Uma Abordagem Realista da Energia Solar. O projeto abrange a utilização de módulos fotovoltaicos no armazenamento de energia solar com resultados na economia do consumo de energia elétrica. Criada em 1993 por professores da Universidade de Minsk (Bielo-Rússia) e da Universidade de Budapeste (Hungria), a Icys é uma feira que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e investigativo entre os estudantes do ensino médio.

 

No Chile, a partir do dia 27 de abril, será a vez do aluno Mateus Alex Barbosa, acompanhado por sua orientadora Maria das Graças França Sales, apresentar o projeto Produção de etanol a partir de hidrolisado obtido por tratamento térmico das algas verdes. O trabalho, que foi desenvolvido por Mateus e seus colegas Jorge Edson Pinheiro e Amauri Bezerra Filho, visa a preservação do meio ambiente, considerando que o etanol é menos poluente que os combustíveis fósseis utilizados atualmente. O estudante irá representar a escola no III Foro Internacional de Ciências e Ingeniería, em Santiago. A iniciativa já havia participado da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), no mês passado, conquistando o Prêmio Embrapa – Meio Ambiente e o Convênio Projeto Parceiro Embrapa.

 

Em maio, entre os dias 9 e 15, Luan Mariano e Débora Everlen estarão na International Science and Engineering Fair (Isef), em Reno – Nevada, nos Estados Unidos. Acompanhados pela orientadora Ana Kédyna Ribeiro, os jovens apresentarão o trabalho que se baseia na Extração de pigmentos naturais para a fabricação de tintas como ferramenta para educação ambiental. A Isef é a maior competição pré-universitária de ciências do mundo. Os quatro alunos terão a oportunidade de se reunirem com outros jovens de 40 países para compartilharem idéias e demonstrarem avançados projetos de ciências.

 

Nove trabalhos de estudantes das Escolas Maria Celeste de Azevedo Porto e Raimundo Nonato Ribeiro, localizadas no município de Trairi, e do Liceu de Maracanaú, receberam diversas premiações, em março passado, durante a Febrace, promovida pela USP, em São Paulo. As experiências também garantiram credenciamento para participar da V Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em Camaragibe(PE), e do I Movimento Científico Norte-Nordeste (Mocinn), em Belém(PA).