Perfil do Gestor Escolar é tema de seminário na Crede de Horizonte

27 de abril de 2009 - 03:00

Com o objetivo de refletir sobre a atuação dos novos diretores escolares e da Superintendência Escolar na construção de uma escola de sucesso, além de dar orientar os gestores quanto ao perfil ideal dos coordenadores, foi realizado na 9ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede), de Horizonte, o Seminário: Construindo o Perfil do Gestor Escolar. O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 24.

Participaram do evento a coordenadora da 9ª Crede, Dóris Sandra Silva Leão, a supervisora do NRDES, Ângela Maria Ferreira de Lucena, o supervisor do Núcleo Regional Administrativo Financeiro (NRAFI), Joacillo Albuquerque Cavalvante, a equipe da superintendência escolar, além de diretores das escolas estaduais da regional.

Com a mensagem “Um líder que queremos seguir”, a coordenadora Dóris Sandra realizou uma reflexão na abertura do encontro e expressou otimismo ao ressaltar as qualidades de um líder que sabe gerenciar sua equipe com maestria. Os presentes colaboraram com o momento ao socializar suas experiências.

Em seguida, Ângela Maria Ferreira de Lucena, explanou sobre o “olhar dos gestores” e o “olhar da superintendência” perante às escolas, referendando o acompanhamento que cada superintendente realiza nas unidades escolares, afim de orientar os gestores para a realização de uma gestão eficaz e participativa.

No encerramento do seminário, as diretoras Vitória Maria Cunha (Escola de Educação Profissional José Maria Falcão), Fábia Napoleão Andrade (EEP Edson Queiroz)  e Lorena Falcão (EEP Ma. Dolores Alcântara Silva), apresentaram aos demais diretores a proposta da TESE  (Tecnologia Empresarial Sócio-educacional), uma filosofia de gestão humanística trabalhada para os discentes, docentes e todos que fazem parte da Escola de Educação Profissional.