Sesporte e Seduc realizam o Seminário de Esporte Educacional de quarta (6) até sexta em Fortaleza

5 de maio de 2009 - 03:00

As Secretarias do Esporte (Sesporte) e da Educação do Estado (Seduc) realizam de quarta-feira (6), a partir das 14h30min, até sexta (8) no Hotel Plaza Praia, em Fortaleza, o Seminário de Esporte Educacional que irá analisar desafios, formular projetos e ações e estabelecer as prioridades das duas pastas no desenvolvimento do esporte educacional nas escolas públicas do Estado. Ao final, todas as propostas irão subsidiar a elaboração de um Plano de Ação para o Esporte Educacional na Escola. A abertura contará com as presenças do secretário do Esporte, Ferrúcio Feitosa, e do secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar.

O esporte educacional tem como principal finalidade colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania. Durante os três dias do evento, professores de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e das demais Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) participarão dos grupos de trabalho do seminário.

Atualmente, a Sesporte e a Seduc executam conjuntamente três programas de esporte educacional no Ceará: Esporte na Escola, Olimpíadas Escolares e Segundo Tempo (em fase de implantação).

O Esporte na Escola atende hoje 50 escolas estaduais – 10 na Capital e 40 no interior. Cada núcleo beneficia uma média de 100 alunos por escola nos fins de semana, totalizando no Estado 5 mil estudantes. A iniciativa promove a integração entre a escola e a comunidade por meio do esporte, desenvolvendo atividades físicas, recreativas e jogos de salão durante os fins de semana, de acordo com o horário estabelecido pela comunidade escolar.

Já as Olimpíadas Escolares envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 14 anos em 10 modalidades (masculino e feminino): handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A competição é dividida em fases Municipal, Regional e Estadual. O objetivo do projeto é diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.

O programa Segundo Tempo, em parceria com o Ministério dos Esportes, oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do Estado. Ao todo, irão funcionar, a partir do dia 15 de maio, 233 núcleos nos 184 municípios do estado do Ceará, beneficiando 46.600 crianças, jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.