Igualdade Racial será tema de Conferências

8 de maio de 2009 - 03:00

Terão início nesta sexta-feira, dia 8, as Conferências Regionais que antecedem a Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial. Ao todo serão quatro conferências regionais: em  Fortaleza, reunirá a região metropolitana, o Maciço de Baturité e  litoral norte e sul, em Crateús, Cariri e Ibiabapa, envolverá os seus municípios vizinhos.

Durante as regionais, haverá a escolha de 168 delegados que devem participar da Conferência Estadual, programada para os dias 26 e 27 de maio. O evento é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Stds), que conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc), além de outros representantes governamentais, sociedade civil e comunidade interessada nas discussões relacionadas à igualdade racial.

O encontro estadual vai eleger cerca de 50 delegados que vão representar o Ceará na II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial  (Conapir), entre os dias 25 e 28 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Durante a programação, serão abordados os seguintes eixos temáticos: Saúde, Educação, Terra e Habitação, Trabalho e Renda, Segurança e Justiça, e Política Internacional.

A Conapir representa a oportunidade de ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial, na qual deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade ora em curso, e fortalecidas as relações das mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor.