Projeto indígena representa Nordeste no Encontro Nacional sobre Tecnologia Educacional

13 de maio de 2009 - 17:28

Teclando na Aldeia é o projeto que representará o Nordeste no 1º Encontro do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) que começa hoje, dia 13, e segue até a próxima sexta-feira, dia 15, em Brasília-DF. O trabalho é desenvolvido desde 2007 por técnicos da Secretaria da Educação do Ceará(Seduc) na comunidade indígena da Aldeia Mundo Novo, localizada em Monsenhor Tabosa, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), com sede em Crateús. Também participam do evento os representantes dos NTE das Crede de Itapipoca, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Sobral e Quixadá.

Conforme Isabel Leite de Almeida, técnica do NTE de Crateús, a experiência nasceu da necessidade de capacitar os indígenas a fazerem uso das tecnologias existentes na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Povo Caceteiro, responsável pela educação de mais de mil alunos. O objetivo inicial era inserir a comunidade no mundo tecnológico, mas com o passar do tempo, foram desenvolvendo novas atividades. Uma delas é a produção do livro “Conte nosso Conto”, que relata histórias de vidas contadas pelos próprios índios. A ideia é resgatar o que só é conhecido sobre as tradições, costumes e crenças, através de lendas, por exemplo, passadas de geração a geração de forma verbal.

Localizada na região mais alta da Serra das Matas, a Aldeia Mundo Novo conta com recursos disponíveis na escola como se estivesse numa área urbana. O acervo é constituído de vídeo, televisão, câmera digital, DVD e computadores com a oferta de ferramentas como a VOIP que permite que uma conversa telefônica seja transmitida por uma conexão de internet de alta velocidade. Sempre que chegam novos equipamentos, o NTE ensina sobre o funcionamento de cada um. “Apesar do projeto buscar uma visão moderna de integração dos diferentes recursos na sala de aula, as tradições da comunidade são respeitadas” – garante Isabel.

Para Zaíra Siqueira, assessora técnica da Educação à Distância da Seduc, o projeto de inserção de mídias contribui para a inclusão digital e beneficia a comunidade escolar e a população próxima às escolas, fomentando a produção nacional de conteúdos digitais educacionais.

O Encontro Nacional do Proinfo é promovido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC). Tem como finalidade proporcionar a integração dos diversos agentes que participam dos Programas Proinfo e TV Escola e apresentar as melhores experiências bem-sucedidas dos NTE, apresentadas nos Seminários Regionais de 2008.