18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

15 de maio de 2009 - 03:00

Pensando em sensibilizar e promover a ampliação de conhecimentos dos alunos sobre abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) disponibiliza para os professores um conjunto de sugestões de como se trabalhar a temática nas escolas.

 

Essas sugestões foram denominadas de planos de aulas e elaboradas pelo Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, principal articulador da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

 

Este dia foi criado pela lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão de um crime ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Neste ano, uma menina de oito anos foi espancada, violentada e assassinada e. Os culpados pelo crime não foram punidos.

Em consonância com a legislação nacional o Estado do Ceará, instituiu , através da Lei 13.614, de 28/06/05, o Dia Estadual de Combate ao Abuso, à Exploração Sexual e à Violência Infanto-juvenil, no calendário oficial do Estado do Ceará, a ser comemorado anualmente no mesmo dia.

 

Confira o Plano de Aula