Oficina oferece capacitação para uso dos portais do MEC

25 de maio de 2009 - 03:00

Um total de 120 professores da rede pública estadual que atua nos Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) participa hoje e amanhã, dias 25 e 26, de uma  oficina sobre o  uso dos portais Domínio Público e Portal do Professor. A capacitação será ministrada pela técnica responsável pelos portais no Ministério da Educação (MEC), Dalvanisa Luiz. As aulas são ministradas na Secretaria da Educação(Seduc).

 

O conteúdo do Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br) inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina. Contém ainda recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos, que tornam o aprendizado mais dinâmico e interessante para o aluno. Nele, o professor poderá preparar a aula, além de ficar informado sobre a legislação específica e os cursos de capacitação oferecidos nos âmbitos municipais, estaduais e federais.

 

Lançado em novembro de 2004, o Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br)  propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da internet uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

O portal permite a coleta, integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, tendo como principal objetivo a promoção do acesso às obras literárias, artísticas e científicas. Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.