Seduc capacita profissionais para BPC na Escola

5 de junho de 2009 - 03:00

Será realizado a partir da próxima segunda-feira, dia 8, no Lagoinha Praia Hotel, em Paraipaba, o Curso de Formação para a Identificação das Barreiras para o Acesso e Permanência na Educação Básica e Educação Profissional – Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola.

 

Com uma carga horária de 24 horas, a formação pretende preparar os profissionais envolvidos no desenvolvimento do BPC na escola, para a aplicação do questionário de identificação dos beneficiários do programa e das barreiras que impedem a inclusão escolar.

 

Participa do evento um total de 150 profissionais dos municípios que aderiram ao BPC na Escola. Entre eles, estão representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintedência das Escolas de Fortaleza (Sefor) e das secretarias estaduais envolvidas.

 

O Programa BPC na Escola contempla ações de formação, de identificação das barreiras, de estudos sobre a temática da educação inclusiva e de apoio aos sistemas de ensino para a inclusão escolar dos beneficiários do BPC. Apresenta-se como a primeira grande ação intersetorial na construção de uma rede de proteção dos direitos da pessoa com deficiência, na faixa etária de 0 a 18 anos, focada no processo de inclusão escolar.

 

O projeto visa contribuir para a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência assistidas pelo BPC, efetivando  seu direito de acesso e condições de participação e aprendizagem na escola.