Seduc e Sesporte realizam o projeto Escola, viva o Castelão!

8 de julho de 2009 - 03:00

Começa amanhã, dia 9, no Estádio Castelão, o Projeto Escola, viva o Castelão!, desenvolvido pelas Secretarias da Educação do Estado (Seduc) e do Esporte (Sesporte). O Projeto, que será realizado todas as quinta-feiras até o dia 17 de dezembro, tem como objetivo dar acesso para a visitação dos alunos das Escolas Estaduais de Fortaleza ao estádio do Castelão, que vai sediar jogos da Copa de 2014, visando a educação dos futuros torcedores dentro da cultura da paz e do esporte para o desenvolvimento da juventude saudável.

 

Neste primeiro momento o projeto será destinado aos alunos do 9º ano. A cada semana serão contemplados 40 alunos em turnos alternados, isto é, uma semana de manhã e outra à tarde. As visitas ocorrerão no contraturno dos alunos para não atrapalhar a rotina escolar.

 

Na visita ao Castelão os alunos terão a oportunidade de conhecer as dependências do Estádio, assistirem vídeos e palestras sobre a Copa do Mundo, presenciarem relatos de superação e vitórias através do esporte, além de participarem de atividades esportivas e de lazer. Os visitantes terão ainda transporte de ida e volta e um lanche.

Os jovens que forem ao Castelão podem participar de um concurso de redação. Os textos deverão abordar a temáticas como a visita ao estádio, a história das copas do mundo e a expectativa de melhoria de Fortaleza para a Copa de 2014. Criatividade, coesão, coerência e concordância serão os critérios básicos para a seleção das redações em cada modalidade de ensino fundamental e médio. A cada mês uma redação será agraciada com medalha de honra ao mérito, e no final do ano o aluno que redigir o melhor texto será premiado com um dia Vip junto com seu time.

 

Com o projeto, a expectativa da Seduc é que os alunos possam aliar o esporte à educação valorizando a pratica esportiva dentro das unidades escolares, gerando impactos favoráveis de comportamento dos futuros torcedores, além de estimular a conservação e valorização do patrimônio público.