Inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira

16 de julho de 2009 - 03:05

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda podem se inscrever até amanhã, dia 17 de julho, exclusivamente pela internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao. O Exame é destinado a concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas, egressos e candidatos à certificação (com idade mínima de 18 anos) deste nível de ensino. As provas deste ano serão aplicadas nos dias 03 e 04 de outubro.

 

Os concluintes de escolas públicas deverão preencher o cadastro de inscrição, enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada (mediante confirmação por mensagem de retorno que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição) e em seguida imprimir o comprovante de inscrição. Os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis no site até o dia 24 de julho.

 

Os que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e interessados na certificação do ensino médio terão um prazo maior para inscrição. Nesse caso, o período vai até o dia 19 de julho, mas o procedimento de inscrição é o mesmo. Ao final, o candidato deve imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento ou solicitar isenção de taxa. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis no site até 31 de julho.

 

Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas. O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico.

 

De acordo com o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), até o último dia 07 de julho o sistema de inscrições para o novo  Enem tinha recebido 2.550.196 adesões. O Ceará, até esse momento, inscreveu 82.357 candidatos.