Ceará é um dos estados vencedores do concurso Escolha Premiada do FNDE

21 de julho de 2009 - 03:00

Chega ao fim o período de escolha dos livros didáticos que serão usados por alunos do 1º a o 5º ano de 2010 a 2012 e após a participação recorde de 100 mil escolas públicas de todo o Brasil o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) divulga o Ceará como um dos quatro estados vencedores do concurso Escolha Premiada.

A ação do Fnde buscou incentivar a rapidez na seleção das obras para evitar o congestionamento do sistema nos últimos dias do prazo, que se estendeu de 8 de junho a 5 de julho. Cada uma das quatro Secretarias Estaduais de Educação receberá do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) um acervo com 559 obras literárias. Também serão contempladas as três Secretarias Municipais de cada estado vencedor com maior índice de participação e os três colégios de cada um desses municípios que mais rapidamente registraram sua opção.

No Ceará, os municípios de Tauá, Independência e Quiterianópolis foram os municípios que se destacaram no processo de escolha, obtendo assim, primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O resultado é conseqüência do trabalho de mobilização realizado pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da equipe do Material de Ensino Aprendizagem (MEA), que organizou, em maio, um encontro específico sobre a escolha dos livros didáticos com todas as secretarias municipais de educação e articulou essas ações.