Começa nesta quarta (29) a etapa Estadual das Olimpíadas Escolares 2009

29 de julho de 2009 - 03:02

Após disputas em nove fases regionais, começa nesta quarta-feira (29) e segue até 02 de agosto a fase estadual das Olimpíadas Escolares do Ceará. Durante quatro dias em Fortaleza, as escolas e os estudantes vencedores das nove etapas regionais Cariri; Vale Jaguaribe; Litoral Leste; Inhamuns; Litoral Oeste; Centro; Norte; Ibiapaba e Fortaleza disputam as finais em 10 modalidades para definir a delegação que representará o Estado na edição nacional do evento, em Poços de Caldas (MG) na categoria 12 a 14 anos e em Maringá e Londrina (PR), 15 a 17 anos.

Cerca de 3.000 alunos-atletas das redes pública e particular estarão participando da etapa estadual das Olimpíadas Escolares. E desses, 320 serão selecionados para representar o Ceará na fase nacional dos Jogos”, informou o secretário Ferruccio Feitosa, titular da pasta de Esporte do Estado (Sesporte).

A maior competição estudantil do Estado do Ceará terá abertura na quarta, às 19h, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, com a presença do Secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, e da Secretária da Educação, Izolda Cela.

Pela manhã, têm início as competições de futsal, voleibol, basquete e handebol. Já na quinta-feira (30), começam as disputas no tênis de mesa, karatê, xadrez e atletismo e na sexta será a vez do judô. Sábado será dia de natação.

Conforme programação do evento, a Universidade de Fortaleza (Unifor) sediará as provas de Atletismo, a Faculdade Integrada do Ceará (FIC) receberá o judô e o karatê, o Náutico Atlético Cearense participará com a natação e a Federação Cearense de Tênis de Mesa recebe sua especialidade.

Os colégios Farias Brito Aldeota, 7 de Setembro, Irmã Maria Montenegro e Jenny Gomes recebem, respectivamente, as disputas do Basquete e Voleibol; Futsal; Futsal, Handebol e Voleibol; Voleibol. A Vila Olímpica de Messejana, de administração da Sesporte, recebe as disputas do Handebol.

Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as Olimpíadas Escolares do Ceará estão divididas em três fases – Municipal, Regional e Estadual. Ao todo, o evento movimentou mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas das 184 cidades do Estado.

O evento no Estado é disputado em 10 modalidades (masculino e feminino): handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Promovendo a integração dos alunos, as competições incentivam a juventude a praticar atividades saudáveis e até de se profissionalizar.

As Olimpíadas Escolares do Ceará recebem o apoio das Federações Amadoristas e visam formar a delegação que representará o Estado na edição nacional da competição promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério dos Esportes.

Fonte: Ivila Bessa – Assessoria de Imprensa da Sesporte