Diretores norte-americanos visitam o Ceará para troca de experiências

10 de agosto de 2009 - 03:00

A partir de hoje, dia 10 de agosto, os diretores norte-americanos Scott Raab e Tracey Diane Severns estarão em Fortaleza para troca de experiências e busca de referências positivas de gestão escolar voltada para a aprendizagem e formação de alunos. O encontro faz parte da VI Visita de Diretores Escolares norte-americanos ao Brasil.

Até a próxima quinta-feira, dia 13, os diretores estarão visitando escolas estaduais. O objetivo das visitas é conhecer o dia-a-dia da unidade escolar, sua gestão, seu processo de funcionamento, suas problemáticas e as ações realizadas para o enfrentamento das dificuldades.

Hoje pela manhã, o secretário adjunto, Maurício Holanda, e o comitê executivo da Secretaria da Educação (Seduc), estiveram reunidos com os diretores para apresentação de um panorama da educação, através da divulgação de números, desafios, avanços e principais áreas da educação do Estado do Ceará. Ainda hoje, a partir das 13:30, Tracey visita o Patronato Sagrada Família e Scott a EEFM Jociê Caminha. Em seguida, os dois gestores seguem para o Teatro José de Alencar, onde participarão do lançamento da Revista Pense!, uma publicação do Governo do Estado.

Outras unidades escolares que receberão a visita dos diretores norte-americanos são o Instituto de Surdos e Instituto dos Cegos, no dia 11, a EEEP Mário Alencar e o Liceu Conjunto Ceará, no dia 12 de agosto.
297
O programa de intercâmbio foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos em 1998, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. O programa também tem como parceiros a Fundação Roberto Marinho, a UNESCO, a UNICEF e o movimento Todos pela Educação e Brasil Competitivo.

Scott Raab

É diretor da Chelan High School, na cidade de Chelan, no estado de Washington. Atualmente o educandário tem aproximadamente 393 alunos e 26 professores. Raab é responsável por criar a grade curricular das matérias de Educação Física, Música e Artes. Organiza competições esportivas, times do colégio e representa a escola na Liga Esportiva. Supervisiona e cria as avaliações aplicadas a professores do Ensino Primário, Fundamental e Médio. Recebeu os prêmios “Blue Ribbon” – Escola Destaque em 2008 e Escola-Destaque na área de instrução, também em 2008.

Tracey Diane Severns

É diretora da Mt. Olive Middle School, de Budd Lake, em Nova Jersey. A escola pública tem 106 professores e 1204 alunos. Em seu currículo, Severns fez várias viagens profissionais e acadêmicas para a França, Costa Rica e Itália  e é membro de várias associações. Recebeu os prêmios “School Leadership Fellowship”, concedido pela Fundação Geraldine R. Dodge, em 2001, “Intercâmbio de Diretores”, concedido pela Fundação Geraldine R. Dodge, em 2006, “Intercâmbio de Diretores”, concedido pela Fundação Geraldine R. Dodge, em 2007 e “Serviço de Destaque e Liderança”, concedido pela NJCEL, em 2007. Em 2007, a escola foi nomeada “Escola Destaque” pelo seu desempenho superior às demais escolas do estado.