Protagonismo e Empreendedorismo Juvenil

21 de agosto de 2009 - 03:00

Festival de Protagonismo Juvenil da Seduc

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) estabeleceu o protagonismo e empreendedorismo juvenil como eixo da política educacional para a juventude. O resultado desse compromisso foi a implantação da Célula de Empreendedorismo e Protagonismo Juvenil (Cepro), com idéia-força de mobilizar jovens, desde a internalização desses conceitos ao fomento de ações de visibilidade das experiências empreendedoras e protagonistas.


Nesse sentido, foi idealizado o Festival de Protagonismo Juvenil. O evento atenderá 1300 jovens das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), durante os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2009, no Hotel Praia Centro. Com o objetivo de promover a imersão dos jovens nos conceitos de protagonismo e empreendedorismo, o festival pretende mobilizar ações locais para que os alunos participantes iniciem a rede de jovens protagonistas das escolas públicas do Ceará. O evento abrangerá palestras, oficinas, Feira das Experiências Protagonistas, jogos, além do II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis.


As escolas devem preencher uma Ficha de Inscrição para as oficinas, com 14 vagas (alunos) por escola, e para o Jogo Empresarial, com uma vaga para aluno e uma para professor.


Programação do Festival

Ficha de inscrição da escola para o Festival


Concurso de Logotipos


A Seduc lança, no âmbito da realização do Festival de Protagonismo Juvenil, o concurso para a elaboração de logotipos sobre o tema: “O jovem e um mundo melhor: uma questão de atitude”, destinado aos alunos do Ensino Médio Integrado, da rede Pública de ensino.


Os participantes devem criar o logotipo com base no tema proposto e fazer uma breve apresentação textual sobre a responsabilidade do jovem para melhorar o mundo, com foco na relação do jovem: consigo mesmo, com o outro, com o ambiente e com o sentido da vida. As inscrições seguem até próxima segunda-feira, dia 27 de agosto.


Os logotipos podem ser enviados por e-mail, para o técnico Elder elderms@seduc.ce.gov.br, que também poderá ser consultado para o esclarecimento de possíveis dúvidas (3101 3935 ou 9908 3266).


Regulamento do Concurso de Logotipo

Ficha de inscrição para Concurso de Logotipo