Alunos do Colégio da Polícia Militar vão representar o Ceará na 1ª Jornada de Foguetes

31 de agosto de 2009 - 03:00

Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar, da rede pública estadual,  vão representar o Ceará na 1ªJornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica(OBA), no Rio de Janeiro, de 7 a 12 de setembro. A equipe construiu e lançou um artefato, tendo como combustível uma mistura de vinagre e bicabornato de sódio, que após o lançamento, atingiu 72 metros.

 

Durante o evento, os alunos Caio Dezerrir Martins, Djair Nogueira da Silva, Maíra Caroline Carloto Lopes, Beatriz Silva Bezerra e Alexandra Anselmo Lopes terão aulas no Curso de Astronomia e Lançamento de Foguetes. A equipe do CPM foi escolhida entre cinquenta escolas de todo o Brasil, durante a 3ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes, e conforme o professor Luciano Santos Lima, coordenador local da olimpíada,  a dedicação do grupo foi fundamental para atingir este resultado, superando, inclusive, outros estudantes do Colégio.

 

Devido ao sucesso da experiência, o Cel. Luiz Solano Austregésilo Telles, comandante do Colégio da Polícia Militar, mantém na escola um foguete pronto para demonstração e lançamento. O dirigente acredita que é fundamental incentivar os professores e apoiar os alunos em iniciativas que vão contribuir para a melhoria da aprendizagem.

 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira(SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A .