Lula autoriza construção de 20 escolas profissionais para a rede estadual

9 de setembro de 2009 - 03:02

A expansão do ensino médio integrado no Ceará ganhará reforço a partir da construção de 20 escolas de educação profissional com recursos do Governo Federal no valor de R$ 113 milhões. Nesta quinta-feira, dia 10,  às 13 horas, o presidente Lula assinará a ordem de serviço que vai garantir os novos espaços educacionais. A solenidade ocorrerá no Instituto Federal de Educação de Sobral, município localizado na região norte do Estado, distante 235 quilômetros da capital. A secretária da Educação, Izolda Cela, participa do evento.


Durante a entrevista coletiva sobre a visita do presidente, que acontece hoje, dia 9, às 15 horas, no Cuca – Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o secretário executivo da Secretaria da Educação(Seduc) falará sobre as Escolas de Estaduais de Educação Profissional.


As unidades que começam a funcionar, no próximo ano, vão atender aos municípios de Acaraú, Aurora, Beberibe, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Icó, Ipu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Pedra Branca, Quixeramobim, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi e Várzea Alegre.  Em Acaraú e Mauriti, os novos prédios vão receber os alunos de duas escolas de educação profissional já implantadas.


Escolas de Educação Profissional


Em 2008, o Governo do Estado criou as primeiras 25 Escolas de Educação Profissional, que oferecem, em período integral, o Ensino Médio junto com cursos técnicos profissionalizantes. Um total de 4.450 estudantes foram beneficiados com a ação. Neste ano, mais 26 novas Escolas de Educação Profissional foram  inauguradas e em 2010, outras 49 serão abertas, totalizando 48 mil vagas.


Atualmente, já são mais de 12 mil jovens em todo o Ceará que, além das aulas regulares, estão tendo também a oportunidade de aprender uma profissão. Os cursos oferecidos são : Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.