Novos diretores são empossados

14 de setembro de 2009 - 03:06

Seiscentos e quarenta e dois diretores de escolas públicas da rede estadual do Ceará tomaram posse hoje, 14, na sede da Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo – Cambeba. A solenidade contou com a presença do governador Cid Gomes, da Secretária da Educação Izolda Cela, do deputado federal Chico Lopes, do deputado estadual Artur Bruno, do presidente do Conselho Estadual de Educação Edgar Linhares e da presidente da Apeoc, Maria da Penha Alencar.

Na ocasião, representaram os dirigentes das unidades de en s ino foram representados pelos diretores do Liceu de Maracanaú, Plácido Cavalcante e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria da Concei ção Porfírio Teles, Sêmia Serpa. Os dois diretores fizeram a entrega simbólica do Plano de Metas, o Plametas, que é um documento e laborado por cada gestor das escolas e onde foram traçadas metas de evolução dos indicadores da escola e de aprendizagem dos alunos. Para o diretor Plácido Cavalcante, o Pla metas faz parte de um planejamento estratégico que vai beneficiar e mudar a educação no Estado. Já a diretora Sêmia Serpa, agradeceu o apoio e a cooperação da Seduc no processo democrático de escolha dos gestores e afirmou que essa oportunidade será valiosa para as escolas.

371

De acordo com a secretária Izolda Cela, a oportunidade marca o iníc io de uma função muito importante, que é a de assumir as escolas públicas do Estado. “Nós sabemos da complexidade desse desafio e isso só aumenta a nossa responsabilidade de mudar a rota da realidade da educação brasileira”, afirma. Em seguida, Izolda saudou e desejou um bom trabal ho aos novos diretores. “Boa sorte a todos, muita disposição, coragem, liderança e saibam que estamos aqui para colaborar e cumprir nossa missão de garantir o aprendizado do aluno”, disse.

367O governador Cid Gomes afirmou que mesmo com a deficiência vista na educação c earense, esses desafios devem servir de motivação para os novos diretores. Para ele, “na hora que a gente conseguir dar uma educação de boa qualidade, uma outra história será construída no nosso Estado”. O governa dor citou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), como uma forma de investimento e esforço que foi intensificado no ano passado e que já está dando resultados positivos. Além disso, Cid Gomes ressaltou a importância das 51 escolas profissionalizantes que estão em pleno funcionamento no Estado. Na ocasião, foi apresentada a maquete com o modelo das outras 49 escolas de ensino profissional que serão construídas até o final da gestão, beneficiando em torno de 40 mil jovens.

Durante a cerimônia de posse, o governador assinou dois projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa. A primeira mensagem é o projeto de lei que institui o Prêmio Aprender Pra Valer, voltado ao quadro funcional das escolas estaduais. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer, através de mais uma remuneração mensal, o trabalho dos profissionais da educação, em atividade nas escolas que alcançarem as metas anuais de evolução da aprendizagem dos alunos do ensino médio. A segunda mensagem institui a premiação de um microcomputador para alunos com melhor desempenho acadêmico nas escolas do Estado, em Língua Portuguesa e matemática, na avaliação de 2008 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).